organique blog

Gastronomia Funcional

4 vantagens da comida sem glúten

Le Manjue 29 / abr / 2015

Amado por muitos e, recentemente, também temido por cada vez mais gente, o glúten nada mais é do que uma proteína presente em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e a aveia. Isso significa que você estará ingerindo a substância ao comer uma fatia de bolo, um pedaço de pão ou até beber aquela cerveja geladinha, sabia? Outros exemplos de alimentos com o nutriente são massas, granola, e até
mesmo alguns chocolates!

O problema dessa proteína, segundo defendem alguns especialistas, é que, uma vez no intestino, o glúten adquire a consistência de uma cola e, tal como um adesivo, ele forra a parede do órgão digestivo, podendo causar uma série de problemas com o passar do tempo. Sim, os efeitos do glúten são cumulativos: uma única refeição pode passar inócua, mas, a longo prazo, os problemas começam a aparecer.

Ficou interessado no assunto? Então continue lendo e descubra os benefícios que cortar essa proteína polêmica de vez em quando pode trazer para a sua vida!

Fuja do mal-estar

Indisposição, inchaço, gases, dores de cabeça e desequilíbrios gastrointestinais são apenas alguns dos males que podem ser desencadeados pelo excesso da substância no organismo.

Vale ressaltar que esses sintomas costumam ser experimentados principalmente por aqueles que são alérgicos ao glúten, isto é, as pessoas celíacas. Se você suspeita que tenha intolerância, agende um exame com o seu médico o quanto antes, ok?

Equilibre seu metabolismo

Mesmo quem não tem alergia pode sentir os benefícios de uma alimentação sem a substância. Prova disso é que não é difícil encontrar por todo lado adeptos a um estilo de vida sem o componente. Tirar o glúten da dieta pode reduzir o grau de inflamação do organismo, o que significa, em outras palavras, que o metabolismo retoma ao seu ritmo normal e correto.

Isso favorece, entre outras coisas, a perda de peso (especialmente na região abdominal), reduz as retenções de líquido e mais do que isso: sem a camada de glúten que envolve o intestino, o corpo poderá absorver corretamente os nutrientes ingeridos. Uma combinação perfeita para garantir bem-estar e qualidade de vida!

Continue comendo bem

Um estilo de vida com menos glúten pode inibir a presença de certos alimentos do cardápio, mas isso nem de longe fará das refeições menos saborosas, acredita? Então confira a nossa receita de brownie à moda do chef, sem glúten e sem lactose! Veja algumas dicas para substituir alimentos com glúten:

Troque o pão pela tapioca

Essa é uma ótima opção para quem quer controlar a ingestão de farinha de trigo. A tapioca é prática, nutritiva e versátil: você pode recheá-la das mais diversas maneiras. Tomate com rúcula e banana e canela são só algumas das inúmeras opções. Use a criatividade e aproveite a chance de experimentar novos sabores!

Fique de olho nas opções alternativas

As lojas de produtos naturais estão atentas às novas demandas e tendências e podem oferecer inúmeras opções de alimentos sem glúten. Tem macarrão de arroz, pão de aipim, bolo sem farinha e muito mais. Explore sua cidade em busca de alternativas!

Diversifique sua dieta

O segredo da comida saudável passa muito pela variedade de alimentos ingeridos. Inclua nas refeições frutas, vegetais e leguminosas. Feijão, quinoa, linhaça, mandioca, castanhas e laticínios também estão livres do glúten. Eis um festival de nutrientes imperdível! #Sabor&Saude

Não é difícil identificar o vilão no supermercado

Está preocupado em como você vai diferenciar a comida com glúten da sem glúten? Pode ficar relaxado: desde 2003 existe uma lei que obriga toda a indústria alimentícia a informar nos rótulos dos produtos se o alimento contém ou não glúten.

Você com certeza já viu os dizeres em caixa alta em alguma embalagem por aí. Pois é, eles devem estar presentes em todos os rótulos, indicando inclusive o que não tem glúten, então é só ficar de olho para saber!

E aí, gostou de conhecer as vantagens da comida sem glúten? Compartilhe suas receitas com a gente nos comentários e continue ligado no nosso blog!

compartilhe

Avatar Redacao - Le Manjue

Le Manjue

A cozinha orgânica e funcional é a nossa maior paixão. Além de oferecer o melhor dessa gastronomia em nosso restaurante, queremos falar sobre ela. A equipe de profissionais do Le Manjue escreve sobre curiosidades, dicas e receitas para você ter um dia a dia mais saudável e saboroso. #ComerÉCelebrarAVida

le manjue no facebook




Quer saber mais sobre como ter uma vida mais saudável?

Cadastre-se para receber nossos artigos sobre o universo da gastronomia orgânica e funcional, com dicas e receitas deliciosas do Le Manjue.



Ebook grátis: Como diminuir os resíduos dos agrotóxicos na alimentação