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Alimentação sem glúten: evite doenças e emagreça com saúde

Alimentação sem glúten: evite doenças e emagreça com saúde
Le Manjue 28 / set / 2016

Com tantas patologias, hoje sabe-se que a alimentação é a grande influenciadora do bem-estar trazido ao corpo e que de acordo com o que se come, é possível estar mais saudável ou não.

Uma dieta equilibrada visa não somente estimular o corpo de forma positiva, mas também promover a boa resistência, qualidade de vida, disposição e reparo nas deficiências do organismo.

Muito se ouve falar dos produtos com e sem glúten, mas você entende bem sobre esses alimentos?

O que é glúten?

O que é glúten?

O glúten é uma proteína que está presente em diversos tipos diferentes de alimentos que são consumidos e encontrados com facilidade. Existe muitos estudos que fazem alusão aos efeitos maléficos dessa substância.

Muita gente come glúten, e por isso passa mal ou desenvolve algum tipo de sintoma que maltrata a saúde.

Há até mesmo pessoas que não podem nem sequer chegar perto desse ingrediente, que é comum ser encontrado em massas, pães e até em molhos.

Indivíduos com doença celíaca correm sério risco de passar mal e ter problemas sérios, pois o glúten costuma prejudicar a absorção de certos nutrientes, causando assim, uma inflamação no organismo e atuando com sensações muito desconfortáveis.

O glúten pode desencadear a doença celíaca – que é justamente quando o organismo não tolera essa substância e reage de maneira negativa, causando anemia e até óbito do portador.

Mas os prejuízos do glúten não são expostos somente aos portadores da doença celíaca. Há pessoas sensíveis ao consumo dessa proteína, mesmo que não apresente a patologia, esse é outro fator que precisa de devida atenção, já que da mesma forma traz problemas sérios à saúde.

Quais são os alimentos que contém glúten?

Quais são os alimentos que contém glúten?

  • Tortas
  • Massas
  • Pães
  • Farinha de trigo
  • Biscoitos
  • Pizzas
  • Panquecas
  • Lasanha
  • Salame
  • Cerveja
  • Doces
  • Cereais matinais
  • Sopas prontas
  • Alimentos empanados
  • Salsicha
  • Lasanha
  • Nhoque
  • Molhos de soja
  • Entre outros

Embora a lista seja grande, hoje no mercado existe muitas opções de alimentos sem glúten.

Vantagens de uma alimentação sem glútenVantagens de uma alimentação sem glúten

Uma dieta sem glúten ajuda a emagrecer e também quanto a diminuição das inflamações no organismo que é o grande atuante para o surgimento de complicações na saúde. Além disso:

Males do uso de glúten na alimentação

As pessoas com doença celíaca constantemente sofrem com complicações de quadros de gastrites, dores de cabeça, alterações de humor, aumento de peso, até mesmo tendo complicações para engravidar e dificuldades para melhorar a massa magra do corpo. Além disso, o glúten também pode causar:

  • Males do uso de glúten na alimentaçãoDores de cabeça.
  • Inchaço.
  • Indisposição.
  • Alergias.
  • Dores articulares.
  • Problemas gastrointestinais.

O que comer em substituição ao glúten?

  • Ganache.O que comer em substituição ao glúten?
  • Batata.
  • Milho.
  • Mandioca.

Esses alimentos inclusive podem ser encontrados em forma de farinha e existem inúmeras receitas muito saborosas que servem para todos aqueles que não podem comer glúten ou que deseje cortá-lo do cardápio cotidiano.

Por que comer alimentos sem glúten?

É simples, pelos grandes benefícios trazidos por essa alimentação que trazem vantagens com:

Por que comer alimentos sem glúten?

  1. Perda de peso.
  2. Prevenção e combate de inflamações.
  3. Estimulação a aceleração do metabolismo.
  4. Diminuição na retenção de líquidos no corpo e redução de inchaços.
  5. Melhora e maior absorção dos nutrientes.
  6. Combate dos problemas cardíacos.
  7. A promoção de um maior bem-estar físico e mental.
  8. Prevenção de doenças e no combatendo das mesmas.

Para uma vida mais saudável é preciso tomar algumas providências e ter consumos mais qualitativos. O esforço nesse sentido é sempre válido, afinal de contas, ninguém deseja passar mal ou permanecer doente porque não fez uso de alimentos nutritivos e recomendados.

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