organique blog

Gastronomia Funcional lifestyle Orgânicos Receitas Saúde Nutrição

Os benefícios e as diferenças entre os tipos de sal

Os benefícios e as diferenças entre os tipos de sal
Juliana Lima 13 / jan / 2016

Temos que tomar muito cuidado com o sódio, seu excesso é muito prejudicial para nosso organismo, porém sua falta também pode trazer alguns prejuízos.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a recomendação de sódio para adultos por dia é menos de 2000 mg, o que equivale a 5 gramas de sal de cozinha (NaCl) e pelo menos 3510 mg de potássio.

Hoje em dia encontramos vários tipos de sal, mas você sabe qual o melhor e os benefícios de cada um? Continue lendo que você irá descobrir. Temos vários tipos de sal, os mais usados são:

Sal refinado

Sal refinado

Esse sal passa por um processo industrial de refinamento que perde-se vários minerais como enxofre, bromo, magnésio e cálcio, ou seja, é um sal pobre em nutrientes, além de acrescentarem inúmeros aditivos químicos que o mantem branquinho e soltinho. É adicionado também ácido para ser refinado, prejudicando a acidez do sangue. Precisamos de uma alimentação alcalina para favorecer o funcionamento do organismo.

Sal light

Sal lightEsse possui menos sódio, porém cerca de 50 a 70% é substituído por cloreto de potássio, e a ingestão de potássio pode ficar acima do recomendado, devido a isso, ele salga bem menos e você acaba colocando uma quantidade bem maior, o que não adianta muito, por isso é preciso tomar muito cuidado com esse sal, principalmente quem tem problemas renais devido ao excesso de potássio.

Sal Marinho

Sal MarinhoEsse sal contém mais nutrientes, esses não são eliminados como ocorre no sal refinado, que durante o processo perde-se todos. Ele contém uma menor acidez, pois contém menos sódio que o sal refinado e o sódio acidifica o sangue e com isso usamos nutrientes do osso para alcalinizar o ph sanguíneo, podendo levar a osteoporose e outros desequilíbrios.

Sal Rosa

Sal RosaPode ser chamado também de sal do Himalaia, Italiano, Paquistão, e a diferença entre eles é somente os nutrientes que serão agregados de acordo com o lugar que foi retirando. Contém mais de 80 minerais tais como o magnésio, cálcio, potássio, cobre, manganês, ferro entre outros e tem uma menor concentração de sódio. É livre de toxinas e poluentes, fica depositado em grandes profundidades. 1g de sal Rosa há 230mg de sódio.

A melhor opção é você fazer o seu sal em casa, principalmente para pessoas hipertensas um sal de ervas, assim você consome menos sódio com maior benefício das ervas.

Tabela os diferentes tipos de sal

Receita do chef

Confira uma receita de Sal de ervas do Chef Renato Caleffi:

Sal de Ervas

Rendimento: 100 porções ou mais
Utensílios: liquidificador, peneira e espátula
Ingredientes:
25g de sal marinho
25g de alecrim seco (2 colheres de sopa cheias)
25g de orégano seco (2 colheres de sopa cheias)
25g de salsinha seca (2 colheres de sopa cheias)
25g de manjericão seco (2 colheres de sopa cheias)
25g de gergelim seco tostado (opcional)

Preparo

Bata tudo no liquidificador e, com o liquidificador desligado, mexa duas vezes com a espátula ou colher. Passe tudo por uma peneira bem fina para que o sal fique bem soltinho. Outra opção é utiliza-lo sem peneirar.

Qual sal você e sua família utilizam? O que achou das nossas dicas? Compartilhe sua opinião nos comentários!

compartilhe

Juliana Lima

é nutricionista há seis anos e trabalha no Le Manjue há quase um ano. Ela é apaixonada pela gastronomia funcional e é uma das colaboradoras dos textos sobre saúde e nutrição no blog.

  • Boa Noite Juliana, não entendi bem “menor concentração de sódio” sal do Himalaia (rosa) com 230mg/1g de sal.

    • Boa tarde Celi, considero o sal rosa com “menor concentração”, pois o sal light que teoricamente teria menos sódio ele não salga, então você tem que colocar uma quantidade muito grande para salgar, e o sal rosa com uma quantidade pequena já tem o efeito desejado. Então você acaba consumindo uma menor quantidade de sódio com o sal rosa.

      Obrigada.
      Juliana Lima

  • Gostaria de saber se o Sal Rosa perde as propriedades, se aquecido. Ouvi uma pessoa dizendo que não podemos aquecê-lo e gostaria de saber se é verdade, visto que não consegui achar nenhum artigo sobre este tema.

  • João Baptista de Moraes Filho

    Boa Tarde, sou hipertenso, gostaria de saber, qual melhor sal para utilização, Sal Light ou Sal Marinho. Grato

  • Maxwell Inwo
  • Marina Araújo

    Parabéns Juliana foi de muita ajuda creio que não só para mim sua meteria, obrigada.

le manjue no facebook




Quer saber mais sobre como ter uma vida mais saudável?

Cadastre-se para receber nossos artigos sobre o universo da gastronomia orgânica e funcional, com dicas e receitas deliciosas do Le Manjue.



Ebook grátis: Como diminuir os resíduos dos agrotóxicos na alimentação