organique blog

Orgânicos

A busca por produtos orgânicos no Brasil pode crescer em 2017?

A busca por produtos orgânicos no Brasil pode crescer em 2017?
Le Manjue 19 / jan / 2017

Enquanto outros países, como a Dinamarca, que se prepara para ter uma agricultura 100% orgânica, os produtos orgânicos no Brasil ainda são vistos como novidade para uma boa parte da população, mas o seu consumo tem aumentado, mesmo que seja em “passos de bebê”.

Isso acontece, por causa do modelo que os produtos orgânicos foram apresentados no país, os mercados diziam ser um produto “diferenciado” com mais “qualidade” e “sabor”, mas eles não se limitam a isso. A agricultura e pecuária orgânica está muito ligada ao respeito e proteção do meio ambiente, além dos benefícios que o consumo desses alimentos podem fazer para o organismo e evitar muitas doenças.

A questão da produção orgânica também tem a ver com questões sociais, como a agricultura familiar, que valoriza o trabalho de pequenos agricultores e que são pessoas que tem um cuidado maior no cultivo. No Brasil, 90% da produção orgânica é feita por meio da agricultura familiar.

Os valores dos produtos orgânicos diminuem e o consumo aumenta

Os valores dos produtos orgânicos diminuem e o consumo aumenta

Segundo dados do portal de notícias Canal Rural, a produção de alimentos orgânicos no Brasil deve crescer 20% em 2017. Como qualquer outro produto, quando a procura aumenta a produção também e os valores diminuem.

Se voltarmos no começo da chegada dos produtos orgânicos no país, os preços caíram de lá pra cá. Enquanto, custavam até 50% mais caros que os produtos comuns, atualmente é possível encontrar com valores bem mais baixos e acessíveis.

Outra questão, é que existe um problema de marcas que fazem propaganda enganosa, dizendo que vendem produtos orgânicos, mas na realidade não são. Por isso, é bom procurar feiras orgânicas, que normalmente tem até produtos mais baratos que nos mercados, e os vendedores são de confiança.

A busca por uma vida saudável e a relação com o consumo de produtos orgânicos

A busca por uma vida saudável e a relação com o consumo de produtos orgânicos

Nunca se falou tanto em “vida saudável” como nos últimos anos aqui no Brasil, blogs para o bem-estar surgiram e pessoas que buscam manter a atividade física e uma alimentação balanceada foram inspiração para muitos nas redes sociais.

Praticar esportes e ter uma alimentação balanceada deixou de ser visto como algo para manter o corpo em forma, e sim uma maneira de cuidar da saúde.

As pessoas não buscam só ter o corpo ideal, elas buscam estar livres de doenças e estarem mais dispostas para o seu cotidiano, por isso que a alimentação é algo muito importante, e os produtos orgânicos estão alicerçados a isso.

Chegou um momento que não basta só comer algo nutritivo, mas cheio de agrotóxicos, um benefício não inibe o malefício. Com isso, a procura por produtos orgânicos tem aumentado cada vez mais no país e é uma tendência para os próximos anos. Quem sabe, um dia o Brasil pode seguir o exemplo da Dinamarca.

Você se alimenta de produtos orgânicos? Comente!

compartilhe

Avatar Redacao - Le Manjue

Le Manjue

A cozinha orgânica e funcional é a nossa maior paixão. Além de oferecer o melhor dessa gastronomia em nosso restaurante, queremos falar sobre ela. A equipe de profissionais do Le Manjue escreve sobre curiosidades, dicas e receitas para você ter um dia a dia mais saudável e saboroso. #ComerÉCelebrarAVida

le manjue no facebook




Quer saber mais sobre como ter uma vida mais saudável?

Cadastre-se para receber nossos artigos sobre o universo da gastronomia orgânica e funcional, com dicas e receitas deliciosas do Le Manjue.



Ebook grátis: Como diminuir os resíduos dos agrotóxicos na alimentação