organique blog

Sem categoria

Conheça o porquê de a Nutrição funcional ter se difundido no mundo da nutrição!

Le Manjue 03 / ago / 2017

A Nutrição funcional

A nutrição clínica funcional compreende a interação de todos os sistemas do corpo, enfatizando as relações que existem entre bioquímica, fisiologia e aspectos emocionais e cognitivos do organismo, portanto, trata-se de uma ciência integrativa e profunda, que se baseia na pesquisa científica e cuja aplicação engloba tanto a prevenção como o tratamento de doenças.

Diferencial

Embora os nutricionistas do século XX já investigassem os efeitos da alimentação nas variáveis relacionadas à saúde, tais como a pressão arterial e as concentrações séricas de colesterol, e, com esse entendimento tradicional entre a nutrição e o sistema endócrino, estabelecessem uma dieta para cada doença, essas dietas não eram específicas para cada organismo, já os nutricionistas do século XXI, entendendo a relação entre nutrição e expressão gênica, prescrevem dietas de acordo com a individualidade bioquímica de cada pessoa.

Valorização

Tratar o paciente como um ser único e respeitar sua individualidade bioquímica é atuar com valorização da vida, trazendo um grande diferencial nos resultados. Entender sobre nutrigenômica e epigenética é essencial para o nutricionista, bem como entender a respeito da prescrição de suplementos, ativos e fitoterápicos, quando necessário.

Resultado

Podemos dizer que o resultado do paciente é uma via de mão dupla e/ou que depende completamente do seu empenho em seguir as orientações colocadas pelo nutricionista, mas qual teoria está correta?

O nutricionista é responsável integralmente por sua atualização científica sobre a ciência da nutrição e as estratégias escolhidas para abordar com cada paciente, porém somente o paciente pode escolher seguir ou não o que lhe é proposto, por isso cabe uma parceria para que o objetivo seja alcançado de forma eficiente.

O restaurante Le Manjue Organique é um admirador da nutrição funcional, por isso, é o primeiro restaurante brasileiro a aplicar a gastronomia funcional – termo criado pelo próprio restaurante, que alia técnicas clássicas e contemporâneas com a teoria da nutrição funcional e individualidade bioquímica.

compartilhe

le manjue no facebook




Quer saber mais sobre como ter uma vida mais saudável?

Cadastre-se para receber nossos artigos sobre o universo da gastronomia orgânica e funcional, com dicas e receitas deliciosas do Le Manjue.



Ebook grátis: Como diminuir os resíduos dos agrotóxicos na alimentação