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Desmistifique o vegetarianismo no nosso blog!

Le Manjue 06 / out / 2017

São diversas as razões que levam a pessoa a tornar-se vegetariana, entre elas estão a filosofia de vida, os preceitos éticos, a busca pela melhora da saúde, a preocupação com o meio ambiente, etc. Entretanto, principalmente no início, pode ser um momento muito difícil, em que surgem inúmeras dúvidas internas e questionamentos externos, tais como terei deficiência de nutrientes por que virei vegetariano?

Saiba mais sobre este polêmico assunto!

 

– Cálcio

Uma dieta vegetariana estrita e bem-planejada mantém o estado nutricional de cálcio tão bem quanto aquela lactovegetariana – que costuma ser igual, ou melhor, que a onívora em relação ao teor desse mineral. O cálcio proveniente da bebida vegetal ou de outros alimentos pode ser muito bem-assimilado, tanto em termos de absorção omo de retenção óssea. Algumas fontes são brócolis, repolho, couve, espinafre e tofu.

 

– Ferro

O ferro não heme, que é encontrado em diferentes concentrações nos alimentos de origem vegetal (leguminosas, cereais, frutas, verduras, legumes, sementes e algas), sofre interferência de alguns compostos, em que os polifenóis, o fitato e cálcio inibem sua absorção, ao passo que a vitamina C aumenta a biodisponibilidade do mineral, desse modo, facilitando sua absorção. Assim, é interessante realizar o consumo combinado de alimentos que possuem ferro com os que possuem a vitamina C. Dentre as fontes de ferro de origem vegetal, destacam-se as leguminosas, como lentilha, grão-de-bico e feijão, frutas secas e pães de grão integral.

 

– Vitamina B12

A vitamina B12 é fundamental ao organismo, uma vez que desempenha importante papel no sistema nervoso, e sua deficiência pode causar anemia. Apesar de ser encontrada principalmente em alimentos de origem animal, a vitamina pode ser consumida por meio da ingestão de alimentos enriquecidos e de suplementos de B12.

 

Para ter equilíbrio entre as refeições, consulte um nutricionista!

O nutricionista é o profissional tecnicamente habilitado para planejar, organizar e elaborar o plano alimentar visando à adequação dos nutrientes e, assim, contribuindo para o equilíbrio do organismo e a prevenção de deficiências nutricionais.

 

Sim, existem muitos benefícios já comprovados pela ciência!

De acordo com a American Dietetic Association (ADA), a alimentação vegetariana planejada e acompanhada é considerada saudável. Quando nutricionalmente adequada e equilibrada, ela pode proporcionar benefícios à saúde, incluindo auxílio no tratamento e na prevenção de doenças crônicas, como as cardiovasculares, por meio da redução do colesterol e da pressão arterial, da diabetes e alguns de tipos de câncer, como o de colón e próstata. Já foram mostrados, também, benefícios na saúde cerebral e redução de sintomas de fibromialgia.

 

Curiosidade

Apesar de ainda ser um assunto pouco discutido, o vegetarianismo e a sustentabilidade possuem uma forte relação. Estudos já apontam que, ao ser vegetariano, litros de água são economizados. Ao produzir a carne, plantas são regadas para alimentar o gado, e este, por sua vez, alimenta o homem. Durante todo esse processo de crescimento, muitos gastos com energia, mais água e outros alimentos que, também, necessitam desse meio são gastos. Isso seria poupado se o homem consumisse diretamente os vegetais.

 

Receitas vegetarianas incorporam benefícios nutricionais, novos sabores e, ainda, contribuem com a sustentabilidade do planeta! Confira a seguir esta deliciosa receita de Abobrinha recheada de quinoa do chef Renato Caleffi:

 

Abobrinha recheada de quinoa

Ingredientes
1 abobrinha brasileira ou italiana lavada
2 colheres (sopa) de molho de tomate ou 1 tomate picadinho
3 colheres (sopa) de quinoa cozida (também pode ser tabule de quinoa ou cuscuz de quinoa)
1 colher (sopa) rasa de cebola picadinha
1 colher (chá) de cheiro-verde
Sal e pimenta a gosto
Pitada de orégano
Azeite a gosto

 

Modo de preparo: corte a abobrinha e, com a ajuda de uma colher, retire o miolo. Pique o miolo e refogue com a cebola, o sal, a pimenta e o orégano; misture com o molho de tomate e a quinoa. Coloque o recheio dentro da abobrinha e leve ao forno até ficarem aquecidos. Polvilhe o cheiro-verde, regue com um fio de azeite e sirva.

Dicas: sirva com azeite aromático e/ou coloque um pouco de ricota sem leite e, sobre ela, um pouco do molho de tomate, depois, a quinoa. 

Rendimento: 1 porção.

 

O restaurante Le Manjue Organique é a tendência gastronômica que alia as técnicas clássicas e contemporâneas com a teoria da nutrição funcional e a individualidade bioquímica, respeitando, também, as escolhas e filosofias alimentares de cada um. Possui diversos pratos vegetarianos, como Moqueca de Shitake com palmito, Risoto integral de caju potiguar e Burguer de azuki com panc, confira todas as opções no nosso cardápio!

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O Restaurante Le Manjue estará fechado nessa quarta-feira (dia 26/08) das 16h às 18h.

Obrigado.
Equipe Le Manjue
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