organique blog

lifestyle Orgânicos

Destoxificação: Detox é apenas consumir suco verde?

Destoxificação: Detox é apenas consumir suco verde?
Juliana Lima 22 / abr / 2016

Hoje em dia ouvimos muito falar de Detox, mas o que é exatamente? Apenas tomar um suco verde já estou me desintoxicando? Não, é bem mais complexo do que parece. Destoxificação é “pegar” a toxina e colocar para fora do organismo e não conseguimos fazer isso apenas com um suco verde. Precisamos de nutriente durante o dia inteiro para que isso ocorra. Toxinas são os agrotóxicos, poluição, medicamentos, metais pesados, stress e etc.

Todo organismo faz destoxificação, porém para esse processo ocorrer, todas as nossas vias precisam estar funcionando, nossos hormônios precisam estar regulados e para que isso ocorra precisamos de nutrientes. Todas as nossas células fazem Detox: intestino, pulmão, cérebro, mas o principal é o fígado. Se não temos a via de destoxificação funcionando temos acúmulo de xenobióticos, substâncias tóxicas para o organismo. E se temos muita toxina temos menos nutrientes para fazer as outras funções do corpo.

Quem tem mais tecido adiposo, ou seja gordura, tem mais toxina armazenada no corpo, pois as toxinas tem mais afinidade com as células de gordura e se acumulam podendo prejudicar na perda de peso. Conforme a pessoa vai emagrecendo as toxinas se “desgrudam” do tecido adiposo e vão para a corrente sanguínea e precisa ser eliminado, se não temos essa eliminação as toxinas ficam circulando na corrente sanguínea e impedem a perda de peso.

As toxinas são responsáveis por liberarem muito adrenalina gerando ansiedade, e quando estamos muito ansiosos queremos comer toda hora e isso ocorre, pois não promove uma saciedade no nosso corpo.

Quando sei que preciso do Detox?

Quando sei que preciso do Detox?

Alguns sinais e sintomas que estão relacionados com o comprometimento da via da destoxificação, ou seja, seu corpo não está conseguindo eliminar as toxinas como deveria são:

· Muito sono depois que almoçou
· TPM
· Dificuldade de digerir gordura
· Cansaço/fraqueza/ansiosidade
· Retenção de líquido
· Muitos gases
· Ferritina elevada
· Enxaqueca
· Falta de memória e concentração

Como fazer o Detox?

Como fazer o Detox?Para fazer uma dieta Detox você precisará remover:

· Bebida Alcóolica
· Industrializados
· Alimentos processados
· Corantes
· Conservantes
· Farinha branca
· Açúcares e Adoçantes – Só permitido o stévia de vez em quando
· Glutamato monossódico
· Gorduras Trans
· Sal (comum)
· Carnes assadas no carvão
· Carne vermelha e frango

Tem pessoas que falam que vão fazer uma dieta Detox e toma suco verde todo dia de manhã e de noite compra aquelas sopas de saquinho pronto (cheia de corante, conservante, glutamato monossódico e gordura trans). Desculpe informar, mas você está intoxicando mais ainda o seu corpo com essas sopas industrializadas. E durante o dia? Não adianta só tomar o suco verde no café da manhã e durante o dia não se alimentar corretamente pois o corpo não vai conseguir eliminar as toxinas necessárias.

Veja quais são os alimentos que você deve ingerir na sua rotina diária:

Quais são os alimentos permitidos no Detox?

Quais são os alimentos permitidos no Detox?· Frutas, verduras e legumes
· Cereais integrais
· Chás
· Leguminosas
· Oleaginosas sem sal
· Peixe (2x na semana)
· Óleo extra virgem: azeite, linhaça, abóbora, abacate
· Ovo orgânico

Prefira sempre os alimentos orgânicos, pois os alimentos convencionais possuem muito agrotóxicos e vão intoxicar o seu corpo.

É contra indicado para as gestantes ou mulheres que estejam amamentando fazerem uma dieta Detox, pois ela mobiliza muito as toxinas e pode passar para o bebe.

Não faça dieta Detox sem um acompanhamento de um nutricionista. Existem alguns alimentos chaves que vão ser importante para destoxificar seu corpo, por isso, procure um nutricionista funcional para te passar tudo personalizado.

Você já pratica a dieta Detox? O que achou das dicas? Vamos continuar esta conversa!

compartilhe

Juliana Lima

é nutricionista há seis anos e trabalha no Le Manjue há quase um ano. Ela é apaixonada pela gastronomia funcional e é uma das colaboradoras dos textos sobre saúde e nutrição no blog.

le manjue no facebook




Quer saber mais sobre como ter uma vida mais saudável?

Cadastre-se para receber nossos artigos sobre o universo da gastronomia orgânica e funcional, com dicas e receitas deliciosas do Le Manjue.



Ebook grátis: Como diminuir os resíduos dos agrotóxicos na alimentação