organique blog

Orgânicos Saúde Nutrição

A influência da qualidade do solo para a saúde

Le Manjue 06 / dez / 2017

A agricultura traz ensinamentos milenares de cultivo respeitando o meio ambiente e produzindo alimento através dos tempos. Com a chegada da Revolução Verde, na década de 1950, o melhoramento genético, os adubos químicos altamente solúveis e os agrotóxicos mudaram o aspecto da agricultura, implantando as monoculturas, ignorando o conhecimento adquirido e criando dependência dos agricultores a produtos químicos.

Nos países mais industrializados, há uma diminuição significativa no uso de agrotóxicos sem que haja redução da produção de alimentos, enquanto que, em países como o Brasil, o consumo de agrotóxicos, de sementes transgênicas e melhoradas e de fertilizantes químicos estão em processo de ampliação contínua.

Você sabia?

Desde 2009, o Brasil é o país que se encontra em primeiro lugar, no mundo, em consumo de agrotóxicos.  Nos últimos 10 anos, o mercado mundial cresceu 93% e o Brasil 190%. Atualmente, 70% dos alimentos in natura consumidos no Brasil estão contaminados por agrotóxicos, e, desses, 28% contêm substâncias não autorizadas.

 E os prejuízos desse consumo?

Diversas pesquisas relatam que o consumo de alimentos ricos em agrotóxicos causa sérios impactos ambientais, como poluição da água, desequilíbrios no ecossistema, aumenta o número das fontes de toxicidade aguda e doenças humanas, como cânceres, mal de Alzheimer, Parkinson, esclerose, asma, bronquite, infertilidade, deficit de atenção, hiperatividade, autismo, diabetes e obesidade.

Qual a solução?

Em movimento contrário, surge a agricultura orgânica ‒ que possui como princípio ajudar a manter o solo vivo, nutrindo a planta com equilíbrio e em um ecossistema funcional que propicie a criação de plantas mais resistentes e saudáveis. Ainda dá importância à relação entre o ser humano e o meio ambiente para obter uma produção agrícola com o menor impacto possível na saúde e no ambiente.

O restaurante Le Manjue oferece em seu cardápio produtos orgânicos cheios de sabor e de qualidade, muitos vindos de sua própria horta orgânica, que fica localizada no município de Vinhedo (SP).

compartilhe

le manjue no facebook




Quer saber mais sobre como ter uma vida mais saudável?

Cadastre-se para receber nossos artigos sobre o universo da gastronomia orgânica e funcional, com dicas e receitas deliciosas do Le Manjue.



Ebook grátis: Como diminuir os resíduos dos agrotóxicos na alimentação