organique blog

Gastronomia Funcional lifestyle Saúde Nutrição

Mude de atitude e beba mais água todos os dias

Mude de atitude e beba mais água todos os dias
Juliana Lima 01 / fev / 2016

Com o verão chegando precisamos nos cuidar em relação à hidratação, principalmente quem não costuma tomar nada de líquido durante o dia.

Quando falo em líquido e hidratação estou falando de água, não adianta tomar suco mesmo que seja o natural, refrigerante, água com gás e achar que está se hidratando.

A água é muito importante para nosso organismo, ela constitui 85% do nosso cérebro, 92% do nosso sangue e 87% do nosso fígado, imagine uma pessoa que não toma nada e água durante o dia?

Alguns motivos para beber água

Alguns motivos para beber água

  • ⋅ Ajuda a eliminar toxinas e assim nosso organismo equilibra suas funções, se não tomamos água ele reutiliza a água do nosso corpo que já está “suja” e com isso não elimina as toxinas e o processo de desintoxicação não acontece. Além disso, evita inchaço e retenção de líquido.
  • ⋅ Às vezes achamos que estamos com fome e é apenas falta de água, beba um copo de água antes de ir atacar a geladeira.
  • ⋅ Quando bebemos água mantemos nossa pele, unha e cabelos mais bonitos e hidratados.
  • ⋅ Quando não tomamos a quantidade de água durante o dia pode provocar dores de cabeça, náuseas, mal humor

Não espere sentir sede para tomar água, quando sentimos sede quer dizer que nosso organismo já esta desidratado.

Muita gente fala que o recomendado de água é 2L por dia, mas na verdade, como tudo em relação à alimentação ela é personalizada, varia de acordo com o peso de cada pessoa. Para você saber a sua quantidade ideal você deve multiplicar o seu peso em 30. Exemplo: uma pessoa que pesa 60kgs, (60X30= 1800), deveria tomar, no mínimo, 1,800L de água por dia, eu disse no mínimo, uma pessoa que faz exercício físico frequente, intenso com certeza vai precisar tomar mais. Em algumas doenças também é importante tomar bem mais líquido do que o recomendado.

Você sabe escolher a melhor água para tomar?

A água deve ser alcalina, essa informação tem no rótulo, verifique o PH do produto que você está comprando, ele precisa ser maior de 7,5. Quando a água é ácida, ela vai acidificar o nosso corpo e com isso pode levar a osteoporose, pois como falado no post de refrigerante quando consumimos algo muito ácido o organismo tira o cálcio do osso para tentar regular.

Dicas para tomar mais águaDicas para tomar mais água

    • ⋅ Você pode fazer água aromatizada, colocar alguns ingredientes na água entre eles: limão, casca de laranja, fatia de morango, gengibre, pepino, hortelã, anis estrelado, canela, alecrim, cravo, abacaxi e etc., assim, para quem não gosta de água ela fica com um gostinho muito bom e refrescante.
    • ⋅ Ande sempre com uma garrafinha de água, mas não adianta aquela garrinha de plástico que você larga no carro naquele calor absurdo e depois coloca na geladeira para gelar. Essas garrafinhas de plástico devem ser evitadas, quando são aquecidas elas liberam substâncias muito tóxicas para nosso organismo e ao invés de você hidrata-lo vai prejudica-lo ainda mais.

O que você achou dessas dicas? Como anda o seu consumo de água? Deixe seu comentário. Se você ainda não assinou, não se esqueça de se cadastrar em nosso blog. Até a próxima!

compartilhe

Juliana Lima

é nutricionista há seis anos e trabalha no Le Manjue há quase um ano. Ela é apaixonada pela gastronomia funcional e é uma das colaboradoras dos textos sobre saúde e nutrição no blog.

le manjue no facebook




Quer saber mais sobre como ter uma vida mais saudável?

Cadastre-se para receber nossos artigos sobre o universo da gastronomia orgânica e funcional, com dicas e receitas deliciosas do Le Manjue.



Ebook grátis: Como diminuir os resíduos dos agrotóxicos na alimentação