organique blog

Orgânicos

Você sabe o que é alimentação orgânica?

Le Manjue 05 / maio / 2015

Já pensou se você pudesse se livrar daqueles produtos químicos suspeitos que a indústria agropecuária insiste em usar para aumentar os lucros sobre o que você come? E se a gente te contasse que isso é possível?

Continue lendo e descubra o que é alimentação orgânica e que benefícios ela pode trazer para você e para o meio ambiente!

O que é um alimento orgânico?

o-que-e-um-alimento-organico

Imagine comprar no supermercado ou comer em um restaurante no meio da cidade grande, um frango que foi criado em um galinheiro de verdade, sem uso de hormônios, antibióticos e drogas veterinárias, acompanhado de um caldo sem corantes, aromatizantes e emulsificantes, com legumes que foram cultivados sem agrotóxicos nem adubos químicos. Não, não estamos falando da horta no quintal da sua avó no interior, apesar de ser quase a mesma coisa!

Estamos falando dos alimentos orgânicos, que são cultivados da forma mais natural possível, como se estivessem vindo do seu quintal mesmo! A legislação brasileira tem um espaço reservado para a orientação e o estímulo da agricultura orgânica, que, além de trazer menos produtos químicos indesejados para a sua mesa, também garante a produção de alimentos por pequenos agricultores de várias regiões do Brasil! #DaHortaParaAMesa

Quais são os benefícios da alimentação orgânica?

Mais sabor para os seus pratos

mais-sabor-para-os-seus-pratos
Ao contrário do que muita gente pensa, os alimentos orgânicos são ainda mais saborosos que os tradicionais, já que não sofrem influência da ação dos produtos químicos, biológicos ou radioativos na sua estrutura, textura e sabor. Ou seja: um dos maiores benefícios da alimentação orgânica é exatamente um sabor mais autêntico. Se ainda não acredita, é só comparar o sabor de um frango caipira com um industrializado: qual deles é mais saboroso?

Saúde para a sua mesa

saude-para-a-sua-mesa
Zero agrotóxicos, conservantes e outros produtos químicos significa que você não corre o risco de sofrer os possíveis efeitos dessas substâncias, ficando protegido de qualquer consequência negativa que elas possam trazer!

Proteção ao meio ambiente

protecao-ao-meio-ambiente
Você sabia que não é só você que fica protegido? A natureza também pode se beneficiar quando damos preferência aos produtos orgânicos, já que as técnicas de produção desses alimentos ajudam a preservar o solo, a água e o ar do ambiente de onde são extraídos. Interessante, não é mesmo?

Valorização de pequenos produtores

valorizacao-de-pequenos-produtores
Como já tínhamos dito, a produção de orgânicos ainda pode ajudar a valorizar a economia local de pequenas cidades e vilas de agricultores, reforçando a cultura e a tradição milenar do cultivo e da caça ecologicamente correta.
#ComerÉUmAtoAgrícola
Isso também permite que cada vez mais agricultores brasileiros optem pela produção orgânica, aumentando a oferta desses produtos e, consequentemente, reduzindo seus preços de mercado.

Alimentação orgânica e funcional: como elas se relacionam?

alimentação-organica-e-funcional-como-elas-se-relacionam
Muitas pessoas confundem a alimentação orgânica com a alimentação funcional, e embora elas sejam duas propostas diferentes, dá para uni-las e aproveitar os benefícios das duas!

Enquanto o orgânico se refere à maneira pela qual esses alimentos são produzidos, o funcional classifica a capacidade do alimento de produzir efeitos benéficos para a saúde. Não entendeu ainda? A gente explica:

  • Alimentos funcionais são aqueles que além dos seus valores nutricionais, trazem benefícios á saúde. De maneira geral, os alimentos funcionais estão relacionados ao aumento da defesa do organismo, prevenção ou recuperação de doença específica.

 

  • Enquanto os orgânicos são aqueles que em todos os processos de produção respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento, isento de agrotóxicos, adubos químicos, drogas veterinárias, aditivos químicos, hormônios e antibióticos.

E, claro, nada impede que você escolha seguir uma dieta funcional com produtos orgânicos, inclusive essa pode ser uma mistura perfeita de sabor e saúde!

Como fazer uma alimentação 100% orgânica

como-fazer-uma-alimentacao-100-organica
Parece uma utopia, mas hoje em dia é bem possível seguir uma alimentação 100% orgânica, já que dá para encontrar qualquer ingrediente produzido dessa maneira no mercado. Se engana quem acha que só frutas e vegetais podem ser cultivados assim: já existem produções de ovos, carnes, açúcar, geleias, doces, café e muitos outros alimentos orgânicos!

É só conferir, na embalagem, se o produto tem o selo de orgânico oferecido por organizações responsáveis por coordenar a avaliar os produtores orgânicos do país.

O que achou da alimentação orgânica? Comente e compartilhe a sua opinião com a gente!

compartilhe

Avatar Redacao - Le Manjue

Le Manjue

A cozinha orgânica e funcional é a nossa maior paixão. Além de oferecer o melhor dessa gastronomia em nosso restaurante, queremos falar sobre ela. A equipe de profissionais do Le Manjue escreve sobre curiosidades, dicas e receitas para você ter um dia a dia mais saudável e saboroso. #ComerÉCelebrarAVida

le manjue no facebook




Quer saber mais sobre como ter uma vida mais saudável?

Cadastre-se para receber nossos artigos sobre o universo da gastronomia orgânica e funcional, com dicas e receitas deliciosas do Le Manjue.



Ebook grátis: Como diminuir os resíduos dos agrotóxicos na alimentação