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Os Benefícios dos chás

Os Benefícios dos chás
Juliana Lima 01 / out / 2015

Seja quente ou frio, o chá pode contribuir positivamente para a saúde. Você é daqueles que adora um chazinho? Seja quando acorda, quando vai dormir, depois do almoço ou no meio da tarde? E você sabe quais os benefícios que está consumindo? Você sabia também que alguns chás são bons em determinado horário que outros não são?

Prefira sempre fazer por infusão das folhas, os de saquinhos prontos já perderam muitas propriedades. Evite adoçar, se não tiver jeito opte por mel. Continue lendo e veja as propriedades e o melhor momento de consumir alguns deles.

Camomila

camomilaUm calmante natural, a camomila ajuda na ansiedade, dores de cabeça, TPM e na insônia. Consuma antes de dormir.

Gengibre

O gengibre melhora na imunidade, é um anti-inflamatório, ajuda acelerar o metabolismo. Evite perto do horário de dormir, pois pode atrapalhar o sono.

hibiscoHibisco

O hibisco é um antioxidante, que previne doenças cardíacas e retarda o envelhecimento. Além disso, ele possui ação diurética que diminui a retenção de líquidos e elimina toxinas. Prefira consumir o chá após as refeições.

Cavalinha

A cavalinha ajuda na retenção de líquidos, tem ação diurética, ameniza dores de cabeça e equilibra a pressão.

Romã

romãA romã melhora infecções e inflamações na garganta e gripes. O chá possui propriedades antissépticas, que ajuda a limpar a garganta e o torna um ótimo aliado tpara pessoas que precisam da voz para trabalhar.

Porangaba

A porangaba reduz o apetite por aumentar a saciedade e tem efeito diurético, o que é favorável para a eliminação de toxinas pelos rins.

Campim limão

capim limãoUm calmante natural que ajuda no controle da ansiedade, o capim limão também ajuda a prevenir fungos e bactérias. Ingira o chá antes de dormir.

Hortelã

Anti parasita, a hortelã ajuda na azia e na digestão, ajuda na flatulência, melhora níveis de HDL (colesterol bom), além de possuir propriedades anestésicas. Consuma o chá depois do almoço.

Cardamomo

cardamomoO cardamomo ajuda na digestão, tem ação diurética, laxante e sedativa. Ele contém carboidratos, fibras alimentares, gorduras e minerais como o sódio, potássio, ferro, cálcio e magnésio.

Canela

A canela ajuda a acelerar o metabolismo, ajudando na circulação e contra a diabetes, ajuda também a prevenir doenças cardiovasculares. Evite perto do horário de dormir.

Alecrim

alecrimAntifúngica, o alecrim ajuda na queimação, refluxo e na gastrite, além de ajudar na digestão e ter ação diurética. Consuma o chá da planta após as refeições.

Anis Estrelado

O anis estrelado ajuda na digestão, tem ação diurética, antisséptica e é um excelente calmante.

Centella asiática

centella asiáticaO chá de centella asiática é um ótimo aliado contra a retenção de líquidos e o emagrecimento. O chá ainda é usado para para tratar distúrbios dermatológicos crônicos e ajudar na cicatrização de feridas.

Chá Verde

O chá verde ajuda na prevenção do câncer, nas doenças cardiovasculares e melhora os níveis do colesterol, termogênico, ajudando na diminuição da produção de radicais livres. Evite tomar o chá após as refeições, pois os fitatos diminuem a absorção de nutrientes como o ferro. Evite também tomar à noite, pois pode atrapalhar o sono.

Você já conhecia esses chás? Consome algum deles regularmente? Vamos continuar essa conversa nos comentários abaixo.

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Juliana Lima

é nutricionista há seis anos e trabalha no Le Manjue há quase um ano. Ela é apaixonada pela gastronomia funcional e é uma das colaboradoras dos textos sobre saúde e nutrição no blog.

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