organique blog

Gastronomia Funcional Saúde Nutrição

Os poderes do vinho tinto

Os poderes do vinho tinto
Le Manjue 09 / ago / 2016

O vinho é a bebida mais antiga de que se tem notícia. Produzido a partir da fermentação da uva, possui todos os benefícios da fruta só que com mais potencial. Já foi comprovado cientificamente que tomar uma taça de vinho diariamente é benéfico para promover a saúde no geral. Além disso é uma bebida saborosa e combina bem com uma variedade incrível de pratos sendo o acompanhamento ideal de um bom jantar.

Se você já é amante de um bom vinho veja quais são os poderes do vinho tinto e desfrute ainda com mais prazer dessa bebida divina.

Coração saudável

Coração saudável

O vinho contém HDL que é o colesterol bom. Isso ajuda o coração a funcionar melhor. A bebida faz o mesmo efeito que uma prática física sendo ideal para os sedentários. Os polifenois presentes impedem que se formem coágulos nas artérias evitando o entupimento e consequentemente um infarto.

Aumento da inteligência

Aumento da inteligência

É fato que o uso exagerado de bebidas alcoólicas prejudica não só o corpo, mas também as atividades cerebrais. Porém este não é o caso do vinho tinto. Usado na dosagem certa, que é de até dois cálices por dia, ele ajuda a aumentar a inteligência. Vários estudos apontam que os consumidores da bebida têm o Q.I. acima da média comum dos que não o bebem.

Isso acontece porque o álcool em pequenas quantidades protege o envelhecimento das células cerebrais fazendo com que elas trabalhem melhor e por mais tempo. Os testes também confirmaram que o cérebro fica mais “plástico”, ou seja, aumenta a capacidade de adaptação e isso facilita novas aprendizagens.

Além do mais, o uso regular do vinho auxilia na prevenção de doenças degenerativas como Alzheimer e outras demências.

Perda de pesoPerda de peso

Os polifenois presentes no vinho destroem a gordura acumulada no corpo e impede que se formem novos acúmulos ajudando em todo o processo digestivo.

Para conseguir esse efeito emagrecedor basta o consumo de uma taça que não pode ultrapassar os 200 ml. Uma quantia maior faz o efeito contrário aumentando os níveis de açúcar no sangue.

Pele saudável

Pele saudável

A saúde interior se reflete no exterior. A pele bonita é a prova de que todo o corpo está bem. O vinho tinto ajuda a promover esse equilíbrio. O resveratrol é a substância responsável por essa maravilha. Por ser um antioxidante natural, combate os chamados radicais livres que te fazem envelhecer.

O fermentado também possui silício que trabalha na formação de colágeno; essa substância responde pela elasticidade da pele e fortalecimento de unhas e cabelos.

E ainda mais, se você sofre com acnes, o vinho também é uma boa solução. O resveratrol também é anti-inflamatório e reduz os eczemas cutâneos evitando também as marcas de cicatrizes.

É também um poderoso hidratante natural devido á presença de vários ácidos chamados alfa hidroxi. A ingestão diária da bebida produz a restauração da pele mantendo-a macia e protegendo-a dos raios solares.

Poder afrodisíaco

Poder afrodisíaco

Como se não bastasse todas as vantagens de se tomar uma dose de vinho tinto diariamente para manter a saúde em dia, a bebida ainda faz um bem enorme para a libido.

Isso mesmo, beber vinho com moderação te ajuda a ter mais prazer. O segredo está no efeito que a bebida provoca. Ela faz diminuir o estresse ao liberar endorfina, causando um certo relaxamento físico e mental. Também melhora a circulação sanguínea aumentando a sensibilidade nas partes íntimas do corpo.

Lembre-se de que o segredo para os bons resultados é o uso moderado. Nada de exagerar pensando que vai aumentar os benefícios.

Depois de conhecer todas as vantagens do vinho tinto, escolha uma marca de boa qualidade e que agrade mais ao seu paladar e um brinde à sua saúde!

compartilhe

Avatar Redacao - Le Manjue

Le Manjue

A cozinha orgânica e funcional é a nossa maior paixão. Além de oferecer o melhor dessa gastronomia em nosso restaurante, queremos falar sobre ela. A equipe de profissionais do Le Manjue escreve sobre curiosidades, dicas e receitas para você ter um dia a dia mais saudável e saboroso. #ComerÉCelebrarAVida

le manjue no facebook




Quer saber mais sobre como ter uma vida mais saudável?

Cadastre-se para receber nossos artigos sobre o universo da gastronomia orgânica e funcional, com dicas e receitas deliciosas do Le Manjue.



Ebook grátis: Como diminuir os resíduos dos agrotóxicos na alimentação