organique blog

Dicas do Chef Receitas Saúde Nutrição

Preparações com sabor, amor e nutrientes!

Le Manjue 11 / jun / 2017

Confira, a seguir, duas receitas do chef Renato Caleffi publicadas no livro “Escolhas e impactos: gastronomia funcional”, que utilizam alimentos considerados afrodisíacos, bem como sua ação.

 

Sopa de abobrinha com curry

Ingredientes

2 abobrinhas maduras, italianas ou de pescoço, com casca

500ml de água

1 pitada de curry ou cúrcuma com pitadas de pimenta (opcional)

2 colheres (sopa) de manteiga (use também como opções óleo de coco ou azeite de oliva)

Modo de preparo: cozinhe a abobrinha na água, bata as abobrinhas cozidas no liquidificador com a manteiga, ou o óleo de coco, ou o azeite, e o curry ou a cúrcuma. Volte para a panela e deixe apurar e concentrar o sabor. Corrija o tempero se necessário.

Dica: cuidado com a quantidade de curry e cúrcuma, pois podem amargar a sopa. Sirva com pedacinhos de tofu com tahine.

Alimento e sua ação afrodisíaca:

Curry: é uma mistura de especiarias (coentro, cardamomo, pimenta-caiena, pimenta, gengibre, canela, sementes de mostarda, açafrão-da-índia, etc.), o curry atua na melhora do fluxo sanguíneo e ativação de neurotransmissores que agem diretamente no impulso sexual, como a noradrenalina.

 

Mousse de cacau com fruta

Ingredientes

1 manga bem doce e de tamanho médio

3 colheres (sopa) de polpa de abacate

2 colheres (sopa) de cacau

2 colheres (chá) de extrato de baunilha (opcional)

1 colher (sopa) de mel

Pitada de sal

Modo de preparo: bata tudo em um liquidificador até obter consistência homogênea, depois, passe por uma peneira. Leve para gelar e sirva.

 Alimentos e sua ação afrodisíaca:

Mel: considerado um adoçante natural, o mel é rico em vitaminas do complexo B, que atuam no metabolismo da produção de testosterona e, de forma secundária, no estrogênio. Presente na expressão “Lua de mel”, pois os casais, na Antiguidade, preparavam-se meses antes do matrimônio com doses diárias de mel.

Cacau: possui triptofano em sua composição, aminoácido que estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer.

compartilhe

le manjue no facebook




Quer saber mais sobre como ter uma vida mais saudável?

Cadastre-se para receber nossos artigos sobre o universo da gastronomia orgânica e funcional, com dicas e receitas deliciosas do Le Manjue.



Ebook grátis: Como diminuir os resíduos dos agrotóxicos na alimentação
O Restaurante Le Manjue estará fechado nessa quarta-feira (dia 26/08) das 16h às 18h.

Obrigado.
Equipe Le Manjue
PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3ZpZGVvLnBocD9ocmVmPWh0dHBzJTNBJTJGJTJGd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbSUyRmxlbWFuanVlb3JnYW5pcXVlJTJGdmlkZW9zJTJGMTAyNjI5Mzg0NDA4Njc5OSUyRiZhbXA7c2hvd190ZXh0PTAmYW1wO3dpZHRoPTU2MCIgd2lkdGg9IjU2MCIgaGVpZ2h0PSIzMTUiIHN0eWxlPSJib3JkZXI6bm9uZTtvdmVyZmxvdzpoaWRkZW4iIHNjcm9sbGluZz0ibm8iIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd3RyYW5zcGFyZW5jeT0idHJ1ZSIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPSJ0cnVlIj48L2lmcmFtZT4=
VII Festival de Gastronomia Orgânica