organique blog

Gastronomia Funcional Saúde Nutrição

Presença de sulfito no vinho, qual a relação com a saúde?

Le Manjue 04 / jul / 2017

Sulfito: do que se trata?

O sulfito é anidrido sulfuroso, ou seja, dióxido de enxofre (SO2), também, identificado pelo código INS 220 em embalagens e, em termos práticos, denominado “conservante do vinho”.

 

Sulfito na produção do vinho

Durante a produção do vinho, o sulfito pode ser adicionado em várias fases do seu processo com o objetivo de reduzir a atividade bacteriana, evitar a oxidação e facilitar a fermentação adequada. Essa técnica é utilizada desde os tempos antigos, quando eram necessárias longas viagens de barco para o vinho ser transportado, e hoje é uma prática cada vez mais comum entre os produtores.

 

Por que estamos falando sobre isso?

Porque existem diversos estudos controversos sobre a toxicidade e as reações adversas no organismo no tocante a esse aditivo. A União Europeia, atualmente, está revendo certos aditivos, pois não há mais dúvidas que vários estão causando danos à saúde da população. Há algumas tabelas de restrições sobre quantidades máximas para cada produto, porém não consideram o efeito acumulativo dessas substâncias, tão pouco as quantidades ingeridas em relação a uma alimentação nutricionalmente mais adequada.

 

Sulfito x Saúde

Fortemente relacionados a danos à saúde, como a alergia alimentar, o sulfito pode causar alguns sintomas no organismo, como digestivos (diarreia, vômito, e náusea), na pele (vermelhidão e pruridos), no sistema respiratório (dificuldade de respirar e tosse), bem como ansiedade, palidez e fraqueza.

 

Hoje em dia, os produtores de vinho buscam alcançar um produto mais saudável, produzindo a partir da seleção de uvas de qualidade e de processos produtivos mais controlados, com o objetivo de reduzir o máximo possível a quantidade do sulfito e obtendo um vinho mais “natural”.

 

O restaurante Le Manjue Organique oferece diversas opões de vinhos, entre eles, vinhos orgânicos sem a adição de sulfito. Venha experimentar uma comida saborosa e saudável e promova a saúde com o potencial preventivo.

compartilhe

le manjue no facebook




Quer saber mais sobre como ter uma vida mais saudável?

Cadastre-se para receber nossos artigos sobre o universo da gastronomia orgânica e funcional, com dicas e receitas deliciosas do Le Manjue.



Ebook grátis: Como diminuir os resíduos dos agrotóxicos na alimentação
O Restaurante Le Manjue estará fechado nessa quarta-feira (dia 26/08) das 16h às 18h.

Obrigado.
Equipe Le Manjue
PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3ZpZGVvLnBocD9ocmVmPWh0dHBzJTNBJTJGJTJGd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbSUyRmxlbWFuanVlb3JnYW5pcXVlJTJGdmlkZW9zJTJGMTAyNjI5Mzg0NDA4Njc5OSUyRiZhbXA7c2hvd190ZXh0PTAmYW1wO3dpZHRoPTU2MCIgd2lkdGg9IjU2MCIgaGVpZ2h0PSIzMTUiIHN0eWxlPSJib3JkZXI6bm9uZTtvdmVyZmxvdzpoaWRkZW4iIHNjcm9sbGluZz0ibm8iIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd3RyYW5zcGFyZW5jeT0idHJ1ZSIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPSJ0cnVlIj48L2lmcmFtZT4=
VII Festival de Gastronomia Orgânica