organique blog

Dicas do Chef Receitas Saúde Nutrição

Receitas com vinhos sem adição de sulfito

Le Manjue 11 / jul / 2017

Pratos saborosos, saudáveis e com potencial preventivo!

Atualmente, discute-se muito sobre a presença de diversos aditivos alimentares em alimentos e produtos. O sulfito é dióxido de enxofre (SO2), também, denominado “conservante do vinho” e pode ser adicionado em várias fases da produção do vinho com o objetivo de reduzir a atividade bacteriana, evitar a oxidação e facilitar a fermentação adequada. Existem diversos estudos controversos sobre a toxicidade e as reações adversas no organismo quanto a esse aditivo. Fortemente relacionado a danos à saúde, como a alergia alimentar, o sulfito pode causar alguns sintomas no organismo, saiba quais são eles no texto do blog.

Vinho: Uvas + antioxidantes

Os polifenóis são um grupo de compostos antioxidantes, presentes em vários alimentos e bebidas, em especial, na uva e em seus derivados. Os antioxidantes são capazes de auxiliar na redução da oxidação, desse forma, inibindo os radicais livres e prevenindo doenças, como as do tipo cardiovascular.

Confira, a seguir, uma receita deliciosa, preparada com vinho, do chef Renato Caleffi, que foi publicada no livro “Escolhas e impactos: gastronomia funcional”.

Gelatina de vinho

Ingredientes

1 garrafa de vinho tinto

1 colher (sopa) de cravo

1 canela em pau

5 cardamomos

1 anis estrelado

1 pedaço de gengibre

2 colheres (café) de ágar-ágar

1 copo (200ml) de água

1 colher (sopa) de açúcar demerara

 Modo e preparo: leve o vinho e as especiarias a ferver até reduzir um pouco e concentrar o sabor das especiarias; se achar conveniente. Adicione 1 colher (sopa) de açúcar ou melaço de gengibre, hidrate o ágar-ágar no vinho que está fervendo, no momento em que já atingiu o sabor ideal, deixe ferver por mais 4 minutos. Coe e deixe esfriar. Em pouco tempo, o composto ficará duro. Armazene a gelatina em refrigeração e sirva gelada.

Dica: Sirva com frutas picadas.

O restaurante Le Manjue Organique oferece diversas opões de vinhos, entre eles, vinhos orgânicos sem a adição de sulfito.

Primeiro restaurante brasileiro com a bandeira da gastronomia orgânica e funcional, o Le Manjue proporciona, com seus pratos, a união do sabor com a saúde, bem como permite que qualquer pessoa com restrição alimentar possa socializar-se e manter seu prazer gastronômico. Venha experimentar uma comida saborosa e saudável e promova a saúde com o potencial preventivo.

compartilhe

le manjue no facebook




Quer saber mais sobre como ter uma vida mais saudável?

Cadastre-se para receber nossos artigos sobre o universo da gastronomia orgânica e funcional, com dicas e receitas deliciosas do Le Manjue.



Ebook grátis: Como diminuir os resíduos dos agrotóxicos na alimentação