organique blog

lifestyle Saúde Nutrição

Saiba quais são as doenças causadas pelos agrotóxicos

Saiba quais são as doenças causadas pelos agrotóxicos
Le Manjue 07 / out / 2015

Hoje em dia, é raro achar nos grandes supermercados (e até nos sacolões e estabelecimentos menores, como mercearias e padarias de bairro) frutas, verduras e legumes livres de agrotóxicos. No altamente competitivo comércio de alimentos, em que uma safra perdida pode ter consequências catastróficas para o bolso do produtor, os agrotóxicos e pesticidas viraram praticamente lei.

Mas atenção: o produto pode até evitar o ataque das temidas pragas às hortas e plantações, mas o caminho é de duas vias: o mesmo produto que é letal para um pequeno inseto é também tóxico para nós, seres humanos! Por isso é tão importante lavar bastante os alimentos antes de cozinhá-los e levá-los à mesa e servir para a família. Ou, melhor ainda, optar pelos orgânicos!

Ficou interessado no assunto e preocupado com questões cruciais como saúde e bem-estar? Prossiga com a leitura e conheça um pouco mais sobre as possíveis doenças causadas pelos agrotóxicos.

Os perigos do câncer

os perigos do câncerUm dos mais graves problemas dos pesticidas é que, fortíssimos e altamente tóxicos justamente para combater as pragas, os agrotóxicos possuem uma série de substâncias cancerígenas. Ou seja: esses compostos são um verdadeiro perigo para a saúde se ingeridos com frequência. A solução, nesse caso, é apostar nos orgânicos! Livres de agrotóxicos e outras artificialidades prejudiciais, esses alimentos são cultivados de forma natural e, na maioria das vezes, em pequena escala — ou seja, em nada se envolvem naquela mecanicidade nociva da produção em larga escala voltada para o lucro.

Mais nutritivos e, na maioria das vezes, muito mais saborosos, os orgânicos possuem em sua composição um maior teor de substâncias quimiopreventivas — isto é, aquelas com poder anticancerígeno. Por isso, entre um produto cheio de agrotóxicos e outro cultivado de forma natural, nada de trocar o certo pelo duvidoso! Vá de orgânico! Afinal, #ComerÉCelebrarAVida.

Sintomas de intoxicação

sintomas de intoxicaçãoA nocividade do agrotóxico pode muitas vezes chegar de imediato: logo após a ingestão do alimento contaminado. Vômitos, náuseas, tonturas, vertigens, dores de cabeça, cólicas abdominais, desorientação e dificuldade respiratória são apenas alguns dos sintomas. Irritabilidade, nervosismo, tremores e convulsões também podem ser desencadeados por esse tipo de intoxicação.

Como se pode ver, a sintomatologia não é muito específica ou definidora. Por isso, é sempre bom contar com acompanhamento médico nessas situações. Somente um profissional de saúde habilitado poderá fazer o diagnóstico correto, solicitando exames e testes esclarecedores e averiguando o histórico do paciente como um todo. Nada de correr riscos — o importante é procurar ajuda antes que o quadro evolua, como no caso da criança que faleceu após comer uma couve contaminada, no Mato Grosso. Por isso, fique atento!

Agrotóxicos afetam o cérebro

Agrotóxicos afetam o cérebroAlém de aumentar o risco de câncer, o consumo de agrotóxicos em excesso pode oferecer espaço para o desenvolvimento de problemas de ordem neurológica. Segundo o epidemiologista Sérgio Koifman, da Fiocruz, a depressão é um dos exemplos mais clássicos de consequências dos agrotóxicos para o cérebro.

Quer ter filhos?

Quer ter filhos?Os pesticidas que entram no nosso organismo via ingestão de frutas e verduras contaminadas podem afetar a taxa de fertilidade e alterar a qualidade dos espermatozoides. Uma grande complicação para quem quer gerar um filho num futuro próximo. Nesses casos, a opção mais segura são os orgânicos, que são cultivados sem esses compostos perigosos — tanto para o nosso organismo quanto para o da prole que está por vir! Lembre-se sempre: #ComerÉCelebrarAVida!

E então? O que achou das informações aí de cima? Vai ficar mais atento ao consumo de agrotóxicos? Partilhe conosco suas experiências e ideias para uma alimentação mais saudável. Nos vemos em breve, até mais! #CarpeVitae

compartilhe

Avatar Redacao - Le Manjue

Le Manjue

A cozinha orgânica e funcional é a nossa maior paixão. Além de oferecer o melhor dessa gastronomia em nosso restaurante, queremos falar sobre ela. A equipe de profissionais do Le Manjue escreve sobre curiosidades, dicas e receitas para você ter um dia a dia mais saudável e saboroso. #ComerÉCelebrarAVida

  • Muito bom! Já consumo orgânico há algum tempo e sinto muita diferença na minha vida, mais energia, vitalidade e o melhor o sabor dos alimentos!

le manjue no facebook




Quer saber mais sobre como ter uma vida mais saudável?

Cadastre-se para receber nossos artigos sobre o universo da gastronomia orgânica e funcional, com dicas e receitas deliciosas do Le Manjue.



Ebook grátis: Como diminuir os resíduos dos agrotóxicos na alimentação