organique blog

Gastronomia Funcional Saúde Nutrição

Saiba mais sobre os benefícios deste superalimento na saúde!

Le Manjue 18 / set / 2017

O que que a Banana tem?

O Brasil é o 4º maior produtor mundial da banana, sendo a fruta mais consumida no país, em torno de 7,68kg/pessoa/ano, segundo o IBGE. Devido à sua versatilidade, essa fruta pode ser consumida em forma de farinha, biomassa e até mesmo compondo produtos. Muito utilizada como acompanhamento de açaí, sucos, vitaminas e shakes combinados ou não com outras frutas. Os principais micronutrientes da banana são:  vitaminas A, B3 e C, ácido fólico, cálcio, fósforo e, principalmente, potássio, o componente responsável por auxiliar na hipertensão arterial em razão da vasodilatação e melhora do fluxo sanguíneo. Ainda, é considerada a fruta do bem-estar por conta do aminoácido triptofano do qual ela é fonte.

 

Biomassa de banana-verde como ninguém!

Por possuir alta concentração de amido resistente, a biomassa de banana-verde, além de nutrir, promove diversos benefícios à saúde e contribui para a prevenção de doenças crônicas. Atua como um tipo de fibra alimentar, fermentando o intestino grosso e levando à formação de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), como o butirato, que contribui para manutenção da saúde do colón e favorece o crescimento de bactérias probióticas.

 

Sim! Estudos comprovam!

Um estudo, que foi publicado na Indian Journal of Experimental Biology, avaliou a influência do consumo de banana em quinze indivíduos com diabetes tipo 2 e trinta com alterações colesterolêmicas. A dose de amostra diária foi de 250 a 500 gramas de banana no café da manhã, por 12 semanas. Os níveis séricos de lipídeos, glicose e insulina em jejum foram medidos inicialmente e após 4 semanas. A análise da resposta glicêmica no sangue, após a ingestão, mostrou redução significativa de níveis de glicose pós-prandial nos voluntários hipercolesterolêmicos. Como conclusão, a pesquisa mostrou que o consumo diário de banana pode ser atribuído ao plano alimentar de pessoas com estas alterações metabólicas.

 

Mão na biomassa, quer dizer, na massa! 

Bolo de cacau sem farinha

Ingredientes
60ml de azeite
250g de biomassa de banana-verde
5 ovos
50g de castanhas-do-pará
75g de açúcar
60g de cacau e pó
80g de coco ralado

Modo e preparo: bata, no liquidificador, os ovos inteiros com o azeite, por 3 a 5 minutos, passe na peneira; em seguida, bata novamente com os sólidos; agregue as castanhas delicadamente. Asse em forno, preaquecido, a 160ºC, por 30 minutos. Sirva com Ganache Le Manjue.

Rendimento: 6 a 8 fatias.

 

O Le Manjue Organique é pioneiro em cozinha orgânica funcional e no uso da biomassa de banana-verde na alta gastronomia brasileira. Faça uma visita ao restaurante e saboreie a especialidade da casa – Ganache Le Manjue –, um creme de chocolate saboroso e saudável feito à base de biomassa, leite de coco e cacau!

Você já conhece o livro “Achaz no sítio da banana-verde”? É um livro que conta, de forma divertida e ilustrativa, para as crianças, sobre os benefícios da biomassa, ainda, tem receitas divertidas, saiba mais em http://achaz.com.br/

compartilhe

le manjue no facebook




Quer saber mais sobre como ter uma vida mais saudável?

Cadastre-se para receber nossos artigos sobre o universo da gastronomia orgânica e funcional, com dicas e receitas deliciosas do Le Manjue.



Ebook grátis: Como diminuir os resíduos dos agrotóxicos na alimentação