ESPECIARIAS QUE AJUDAM NA QUEIMA DE GORDURA CORPORAL

2.jpg

Vários são os motivos que levam as pessoas a quererem perder gordura corporal: melhorar a saúde, aprimorar o condicionamento, melhorar a aparência física. Veja abaixo algumas especiarias que auxiliam a queima de gordura corporal:

Chá verde

Em artigo publicado em 2011 no jornal científico Obesity Reviews sugere que a epigalocatequina galato (EGCG), uma catequina do grupo dos polifenóis presente na planta Camellia sinensis, inibe a ação de uma enzima, e junto com a cafeína, aumenta sua ação de termogênese e a oxidação das gorduras.

O mecanismo de ação da cafeína com a catequina faz com que o metabolismo funcione mais rápido gastando mais energia da gordura corporal para ser utilizada como fonte de energia, evitando o acúmulo no tecido adiposo.

Atenção a forma de preparo, ela é muito importante para os efeitos do chá! Coloque a água para ferver chegando ate a temperatura entre 60°C a 95°C. Como nem sempre é possível medir, uma regrinha básica é nunca deixar a água ferver e fazer bolhas. Ao começar a entrar em ebulição, deve-se desligar o fogo e colocar a erva seca.

No caso da Camellia sinensis, 1 colher de sopa da erva é suficiente para 500 ml de água mineral ou filtrada. Deixe em infusão durante 5 minutos sem passar deste tempo para que a erva não libere taninos (sabor amargo).

Canela

22.png

Possui boas quantidades de cromo, nutriente responsável pelo efeito de melhora na sensibilidade à insulina e controle da glicemia. Esta ação benéfica facilita a eliminação da gordura abdominal e diminui também o acumulo nesta região pelo controle dos níveis de insulina no sangue.

Com o controle da glicemia, o pâncreas precisa produzir menos insulina, evitando que os órgãos se tornem resistentes ao hormônio sem que seja preciso mais dessa substância para absorver a mesma quantidade de açúcar. Esta ação beneficia também o tratamento e controle do quadro do diabéticos tipo 2 , do resistente insulínico e ainda em mulheres com resistência à insulina associada à Síndrome do Ovário Policístico (SOP).

Previne e controla o diabetes: um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry dos Estados Unidos observou que a canela contribuiu para o aumento do metabolismo do açúcar nas células de gordura, o que ajuda na prevenção do diabetes tipo 2 e também de doenças cardiovasculares.

Possui o polifenol MHCP que pode melhorar a ação da insulina nas células, que regulariza os níveis de glicose no sangue e que possuem atividade antioxidante neutralizando os radicais livres. Entre os benefícios que esta ação proporciona estão na prevenção do envelhecimento precoce, doenças degenerativas como o Alzheimer e tumores.

Tem uma ação anti-inflamatória devido ao cariofileno, nutriente que integra sua composição; o consumo da especiaria é indicado para quem sofre com problemas inflamatórios crônicos, como a obesidade por exemplo.

O consumo mínimo de 1 colher de chá por dia apresentaram resultados a cima citados. Esta especiaria pode ser consumida polvilhada sobre frutas, legumes e carnes e também pode ser incluída em chás e sucos.

Gengibre

111111.png

O gengibre é muito conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além de favorecer os sistemas digestivo, respiratório e circulatório, combatendo gripes e resfriados, o gengibre possui ação que auxilia a queima de gordura corporal contribuindo para o emagrecimento. O gingerol, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, protege o organismo de bactérias e fungos, e é responsável também pela ação termogênica e sabor picante do gengibre. Recomendação de consumo mínimo de 2 a 4 gramas por dia de gengibre cru para obter efeitos termogênicos.

Pimenta vermelha

2222.png

Composto chamado capsaicina, que é capaz de aumentar a temperatura do corpo, acelerar a velocidade do metabolismo e ajudar o organismo a queimar calorias em excesso. Ele está presente em variedades como a pimenta dedo-de-moça, biquinho e caiena. Acrescentá-la a sopas, molhos e pratos de arroz para aumentar o potencial de queima de gordura da sua dieta.

Durante seis semanas, os pesquisadores acompanharam 25 voluntários saudáveis e acima do peso, sendo que metade apreciava o sabor da pimenta e a outra metade não. Após mensurar o efeito de ½ colher (chá) da pimenta seca, os cientistas constataram que a pimenta aumenta a temperatura corporal, colaborando com a queima de calorias e com a sensação de energia do organismo. Além disso, aqueles que não consumiam o tempero regularmente apresentaram maior saciedade e menor vontade de comer gordura, sal e doces.

A pimenta é contraindicada para quem sofre de gastrite ou hemorroida.

Você já conhecia todos os poderes dessas especiarias? Quais são seus principais aliados na queima de gordura? Compartilhe conosco suas experiências!