SAIBA DE UMA VEZ POR TODAS O QUE É VEGETARIANISMO

0.jpg

Saiba o que é o vegetarianismo e conheça os motivos que levam as pessoas a adotarem uma dieta vegetariana.

  • Ovolactovegetariano é o vegetariano que utiliza ovos, leite e laticínios na alimentação.

  • Lactovegetariano é o vegetariano que não utiliza ovos, mas faz uso de leite e laticínios.

  • Ovovegetariano é o vegetariano que não utiliza laticínios mas consome ovos.

  • Vegetariano estrito é o vegetariano que não utiliza nenhum derivado animal na sua alimentação. É também conhecido como vegetariano puro.

  • Vegano é o indivíduo vegetariano estrito que recusa o uso de componentes animais.

Atenção! A nomenclatura correta é vegetariano estrito, e não restrito. A dieta vegetariana estrita, inclusive, tende a ser mais variada que a onívora.

São diversos os motivos que levam os indivíduos a se tornarem vegetarianos:

1. Ética

A noção de que os animais são seres capazes de sofrer ou sentir prazer e felicidade leva o indivíduo a não querer ser corresponsável com o abate e, muitas vezes, com qualquer outra forma de utilização e exploração de animais para fins alimentícios, cosméticos, e vestuário.

2. Saúde

00.png

Diversos estudos associam efeitos positivos à saúde com a maior utilização de produtos de origem vegetal e restrição de produtos animais. A adoção da dieta vegetariana por esse motivo também inclui a sensação de bem-estar por não utilizar alimentos cárneos ou derivados de animais.

3. Meio-ambiente

000.png

Segundo a FAO (Food and Agriculture Organization) de todas as atividades humanas, a pecuária é a maior responsável por erosão de solos e contaminação de mananciais aquíferos. A produção global de carne bovina era de 229 milhões de toneladas entre 1999 e 2001. Estima-se que esse número atinja 465 milhões de toneladas em 2050.

emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa também é marcante nessa atividade, especialmente pela produção digestiva dos ruminantes (gases e eructação). Atualmente, a pecuária utiliza 30% das terras produtivas do planeta, sendo que outros 33% são destinados à produção de grãos usados para alimentar esses animais. Além disso, a pecuária é a principal responsável pelo desmatamento dos principais biomas da natureza e a maior responsável pela contaminação de mananciais aquíferos.

A atual manutenção, em “estoques vivos”, de 30 bilhões de aves, peixes e mamíferos de dezenas de espécies exerce uma enorme e inédita pressão sobre todos os ecossistemas. Cada um desses animais – assim como cada um dos cerca de sete bilhões de animais humanos – demanda sua porção de terra, água, comida e energia, despeja seus dejetos sobre a terra e gera, direta e indiretamente, emissão de poluentes no solo, no ar e na água.

4. Familiares

Com a adoção desse tipo de dieta por pais, cônjuges e familiares, algumas pessoas são influenciadas.

5. Espirituais e religiosos

0000.png

O adventismo, espiritismo, hinduísmo e budismo preconizam, na maioria dos casos, a adoção da dieta vegetariana.

6. Ioga

Muitos praticantes de ioga adotam a dieta vegetariana com base em princípios energéticos, éticos ou de saúde. No “código de ética” iogue, há o preceito ahimsa, a não violência, que se aplica também aos animais.

7. Filosofia

00000.png

Alguns indivíduos, por motivos filosóficos diversos, optam por não consumir carne e, muitas vezes, também seus subprodutos (ovos, leite e queijos).

8. Não aceitação do paladar

Não é incomum a recusa do consumo de carne por não aceitação do paladar.

Você já conhecia tão afundo sobre a alimentação vegetariana? O que achou? Adotaria? Vamos continuar essa conversa!